Começa hoje a Feira de Sergipe 2011
A 12 ª edição da Feira de Sergipe começa nesta quarta-feira, 19 de janeiro, às 17h. A estrutura está sendo armada nas praças de eventos da Orla de Atalaia, em Aracaju, e ficará aberta ao público até o dia 30 de janeiro, um domingo, às 23h. A abertura oficial acontece nessa quarta feira, às 19h, com a Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo do Sebrae visitando os estandes, além das autoridades locais e empresários em geral.
Conforme informou o diretor técnico do Sebrae, Emanoel Sobral, a Feira terá 288 estandes, sendo seis para alimentação, 188 para o artesanato, 24 para pequenas empresas dos setores comercial e industrial, além de 36 para as Prefeituras que tiverem interesse em ter um espaço institucional no evento. A estrutura abrigará ainda o estande institucional do Sebrae, espaço do agronegócios com os produtos dos projetos desenvolvidos pela Instituição e palco para apresentações culturais.
Segundo expositores que já participaram de outras versões da Feira de Sergipe, o evento é uma importante oportunidade de divulgar os produtos da terra e fazer negócios. “O grande fluxo de turistas que lotam os hotéis durante o mês de janeiro, além dos sergipanos que se concentram na região das praias, garantem um bom público e ótimos negócios”, explica o artesão Sergio Bastos, que faz peças com cascos de ostras. Sergio já participou de todas as edições da Feira de Sergipe.
Programação do primeiro dia
Logo depois da abertura oficial, a tradição da cidade de Estância invade a área externa da Feira, com uma apresentação do barco de fogo. Também haverá apresentação da quadrilha junina Unidos em Asa Branca, da Orquestra Sânfonica de Sergipe e do cantor Sergival & Banda, que apresentará canções de sua autoria, bem como de cantores da terra e de renome nacional.
Projetos do Sebrae
O estande dos Projetos do Sebrae, na Feira de Sergipe, será um local marcado pela diversidade. Em um único espaço vai ser possível encontrar artesanato, culinária, confecção, entre outras coisas. Tudo desenvolvido pelos integrantes das associações assistidas pelos projetos desenvolvidos pela instituição em Sergipe.
Em 100m² uma equipe treinada estará à disposição dos visitantes que terão a oportunidade de conhecer o bordado richelieu da cidade de Tobias Barreto, a renda irlandesa de Divina Pastora, a cerâmica de Itabaianinha, as esculturas de Poço Redondo. Além disso, haverá um espaço destinado ao turismo sergipano, com informações dos mais variados pontos turísticos, tudo coordenado pelas consultoras do Sebrae, Maria Júlia Barreto Vasconcelos, Vânia Alzira e Kátia Araujo.
Algumas associações também estarão presentes no estande, apresentando produtos derivados do mel e da cabra. Para a consultora Júlia Vasconcelos essa feira é importante porque apresenta os artigos elaborados em Sergipe. “Apresentamos a prata da casa para os sergipanos e para os turistas das mais variadas cidades”, afirma ela.