SAÚDE DISCUTE TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS EM SERGIPE

23-02-2011 01:07

 

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, e o secretário adjunto Jorge Viana, receberam na manhã do último sábado, 19, a visita das equipes médicas especializadas na questão dos transplantes de órgãos no Estado. O encontro aconteceu no gabinete do secretário e contou com a participação das equipes da Central de Transplantes de Sergipe, Transplantes de Rins e Banco de Olhos, além dos gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O objetivo foi dialogar a respeito da atual situação do serviço em Sergipe, desde o diagnóstico até o momento do procedimento cirúrgico.

Transplantes de órgãos em SE - O assunto veio à tona na ocasião da visita do ministro Alexandre Padilha à Aracaju, no último dia 12, quando aconteceu uma palestra do coordenador executivo da Capacitação e Desenvolvimento de Novos Centros de Transplantes e pioneiro em transplantes de fígado no Brasil, o médico Silvano Raia.

Durante a palestra, ele disse que o Sergipe, embora tenha uma grande capacidade técnica e instrumental na área de transplantes de órgãos e médicos qualificados, sobretudo no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), ainda tem números insatisfatórios.

Em 2007, foram realizados em Sergipe 82 transplantes; 73 em 2008; 120 em 2009; e 60 em 2010. Os transplantes são coordenados pela Central de Transplantes de Sergipe, que faz parte do Sistema Interfederativo de Acesso Universal, sendo vinculada à Diretoria de Gestão de Sistemas da SES, e viabiliza os transplantes de córnea, coração, rim e osso.

Benito Fernandez, coordenador da Central de Transplantes de Sergipe, esclarece que a conscientização da sociedade possui um valor inestimável. “A Central de Transplantes possui várias etapas e quando uma se perde todo trabalho é prejudicado. Essa reunião permite um conhecimento mais específico da atual situação sobre transplantes como também, para percebermos onde precisa ser melhorado”, afirmou.